Brasão Amapá
REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE

Diante da suspensão das aulas presenciais em decorrência das medidas preventivas para conter a pandemia da COVID 19 e como medida mitigatória contra a defasagem no aprendizado, a Secretaria de Estado da Educação do Amapá, em regime de colaboração com os municípios, estruturou a flexibilização curricular, com base no Referencial Curricular Amapaense, realizando a priorização de habilidades essenciais, possíveis de serem trabalhadas através de atividades pedagógicas não presenciais. As habilidades prioritárias são as que estruturam a base para progressão na aprendizagem dos alunos nos anos posteriores. Nesse sentido, tais habilidades deverão ser foco da atuação docente junto aos estudantes durante e após a pandemia.

Comunidade escolar, esperamos que os cadernos a seguir possam lhes oferecer orientação e subsídio para darem continuidade ao processo de implementação do nosso Referencial Curricular Amapaense e da Base Nacional Comum Curricular. Portanto, aproveitem o conteúdo da maneira mais adequada possível para a sua realidade escolar e sintam-se à vontade para preencher o formulário de avaliação, clicando aqui ou acessando o link indicado no final de cada um dos cadernos, na perspectiva de contribuir para o aprimoramento do trabalho proposto em cada componente curricular.

Material apresentado na Live de lançamento do Currículo Prioritário Amapaense
Palestra João Paulo Cêpa
Palestra Marlúcia Fernandes
Assista a Live de lançamento

Material do Currículo Prioritário Amapaense Ensino Fudamental

Fechamento do Ciclo Formativo CPA 2020

A partir de outubro/2020 a Unidade de Organização Curricular e Supervisão Escolar (UOCUS) executou formações voltadas ao aprofundamento sobre o currículo prioritário Amapaense para professores da rede pública de ensino do estado do Amapá. Foram atendidos 456 professores inscritos nos cursos oferecidos em ambos os segmentos do ensino fundamental. Sendo eles:

Anos Iniciais: Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; Ciências; Arte; Ensino Religioso; Educação Física.

Anos Finais: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências; Arte; Ensino Religioso; Educação Física.

Neste ano repleto de adversidades, desafios e aprendizados, realizamos o fechamento do processo formativo em no dia 18 de dezembro com uma live voltada, principalmente, para o acolhimento dos docentes.

CURRÍCULO PRIORITÁRIO
Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - CEP: 68900-073
curriculo.prioritario@seed.ap.gov.br
curriculo.seed.ap@gmail.com
2020 - Creative Commons